“Queremos um Ouvidor atuante em Propriá! Vamos levar demandas à Paulinho Campos”, dizem populares

0
110

Nesses tempos de auge da informação através de dispositivos móveis, redes sociais, mensageiros e voz a população vem cobrar ainda mais as atuações dos seus representantes

A Prefeitura Municipal de Propriá tem em seu quadro de funcionários o cargo de “Ouvidor do Município”. O cidadão que executa essa função é o responsável para levar as demandas da população ao conhecimento do Prefeito. Compete ainda a ele buscar dialogar com os secretários e equipe de trabalho informando sobre situações que estão ocorrendo na cidade procurando solucionar tais problemas em nome da coletividade pública gerando qualidade de vida.

Percebendo um certo distanciamento do Prefeito Iokanaan Santana (PSB), já no começo da gestão, na semana passada um grupo de cidadãos se reuniam para discutir situações da problemática social da cidade questionando-se sobre a continuidade deles na atual gestão do prefeito Iokanaan Santana (PSB) ou se seriam, no mínimo, amenizado. Na avaliação desses cidadãos a conclusão que conclusão que chegaram foi a de que é preciso um olhar mais apurado do prefeito Iokanaan Santana (PSB) para resolver as tantas demandas e situações que já são históricas dentro da cidade. “Percebemos que o Prefeito Iokanaan Santana parece começar um pouco distante da população, por isso, estaremos levando as demandas ao Ouvidor do Município na esperança de que ele possa ser mais uma ponte entre sociedade e Poder Executivo. Vamos também questionar a Câmara Municipal e outros órgãos. Não queremos e nem precisamos de um Ouvidor surdo! Por isso, levaremos as demandas ao Ouvidor Paulinho Campos.”, afirmou um dos cidadãos ao site Propriá News.

Nessa linha de visão surgiu o questionamento sobre a função do Ouvidor do Município e quem de fato ocupa o cargo, se está em atuação e onde localiza-se a Ouvidoria do Município (?). A Prefeitura Municipal precisa informar.

 Segundo o Diário Oficial do Município, a Ouvidoria Municipal existe, tem Ouvidor, página na internet onde pode ser registrada a manifestação, porem, não se sabe sobre contato via telefone. O link para a página da ouvidoria é: http://propria.se.gov.br/ouvidorianovo . O titular do cargo de Ouvidor é o ex-vereador Paulinho Campos que foi nomeado no começo da gestão, em janeiro de 2017. Todo e qualquer cidadão tem o direito de manifestar sua opinião, levar seu questionamento e solicitar informações ao município sobre determinadas demandas e cobrar posicionamentos. O dever da gestão, através do Ouvidor, é responder tais situações.

Bem relacionado e gozando de boa imagem entre a sociedade, Paulinho Campos tem tudo para assumir seu papel. Em síntese o que se espera do papel do Ouvidor e, mesmo órgão municipal, é que entre em atividade junto a sociedade informando sobre o funcionamento convidando através da comunicação da Prefeitura, mídias de rádios e impressas, redes sociais e sites de que a Ouvidoria existe e aguarda os questionamentos da sociedade na busca de fazer uma qualidade de vida melhor. Numa cidade onde existe compromisso público, gestão planejada e eficiente os setores de Comunicação e a Ouvidoria do Município entram em atividades juntamente com o prefeito munindo-o de situações que a população necessita para melhoria dos serviços.

Segundo a página da Ouvidoria no site da Prefeitura Municipal: “A Ouvidoria Geral de(a) Propriá tem por propósito cumprir a previsão constitucional(art 37, §3º) para ser o Órgão que permite ao cidadão e cidadã a participação na administração pública direta e indireta. É de sua competência o recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos serviços públicos municipais, visando o aprimoramento da prestação do serviço, além de contribuir para a formulação de políticas públicas.”

Por fim o papel do Ouvidor do Município é também o de orientar o gestor na resolução de problema e estreitando as relações entre o Poder Executivo e o povo.

Da redação
Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta