REM classifica Propriá em 67º lugar nas áreas de educação, saúde e saneamento em todo País

0
101

Em Sergipe Propriá ficou na frente de setenta e três municípios e no Pais em 67º com ranking de 0,591 considerado inédito na história nunca alcançado antes

O Município de Propriá, na atual gestão do Prefeito José Américo (PSC), nos anos de 2013 a 2015, foi classificado pelo REM: Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), como o 67º lugar em todo País competindo no quesito “Eficiência” com mais de cinco mil municípios. A gestão do Prefeito Américo bateu o ranking de todas as administrações anteriores superando as marcas.

O que é o REM

O REM existe há vinte anos. É uma ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha. Neste ano eleitoral fez levantamento em 5.557 cidades do País para mostrar quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. De acordo com essas análises do REM a Prefeitura Municipal de Propriá vem investindo com Eficiência em vários setores e por isso adquiriu a classificação inédita.

REM por áreas

Na área de Educação o número obtido foi de 0,592; em Saúde 0,568 e saneamento 0,859. São considerados todos na classe de Eficiência Já a receita teve o número de 0,076. Propriá foi considerado em todas as áreas como Eficiente. É considerado valor de eficiência quem obtém acima de 0,50.

Estatísticas do País

Segundo o REM a média de investimento no Pais para a área de Educação é de 32%. Propriá destina 29%. Já na saúde a média é de 24%, sendo que Propriá destina 32%. Segundo o IBGE a população, em 2015, era de 29.562, numa área de 92,46 km² onde o IDHM é de 0,661; o PIB (2013) é da ordem de R$ 381.665.179. Na Educação o percentual de crianças na escola, na faixa etária de 0 a 3, foi de 19% e de 4 e 5 anos na o índice é considerado recorde com 93%.

Na saúde registrou-se a cobertura por equipes de atenção básica de 100%. O número de médicos por 1.000 habitantes em 2014 é de 1,0. No saneamento o Município tem atendimento de água de 93% dos lares; a coleta de lixo domiciliar obteve o percentual de 95%; a cobertura de esgoto é 69% e nas finanças (2013) a Receita total per capita era de R$ 1.490.

O Prefeito José Américo Lima comemorou 

“Nada me faz mais feliz do que mostrar com números através de um centro de pesquisa respeitado como o REM do DataFolha a avaliação do nosso trabalho. Isso mostra que estamos cumprindo nossa missão de gestor e homem público com dignidade, independente do possam dizer. Se alguém quiser contestar que o faça ao próprio REM. Eu só tenho a agradecer a Deus, a toda nossa equipe de trabalho, as pessoas que acreditam em nossa luta e dizer que esse prêmio é do povo de Propriá, essa terra que me acolheu e agora eu posso reverter essa gratidão através do nosso trabalho.”, disse o Prefeito José Américo Lima.

O link para a consulta do REM: Ranking de Eficiência de Propriá pode ser acessado no seguinte link:

http://www1.folha.uol.com.br/remf/#/municipio/67/propria . Nele ainda é possível fazer outras diversas consultas e comparativos com outras cidades.

Propriá deixa para trás cidades muito ricas no Brasil. Em Sergipe ele superou a própria capital Aracaju, a rica Canindé de São Francisco, Itabaiana, Lagarto, Simão Dias, Socorro e outras mais que são da região Sul do Estado onde os investimentos do Governo do Estado, implantação de indústrias e comércio, arrecadação de receitas são bem mais robustas.

Da redação

Adeval Marques
Propriá News

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA