AÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DA DIABETES FOI REALIZADO HOJE (SÁBADO) EM PROPRIÁ

0
118

Pacientes diabéticos e com suspeita de diabetes tiveram a chance, neste sábado (27), na UBS Ciro Tavares (antigo SESP), de participar da Ação em Saúde na Prevenção da Diabetes: Manter atos saudáveis é dizer não a diabetes! O evento promovido pelo Centro de Diabetes de Sergipe em parceria com a Prefeitura Municipal de Propriá, a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Tiradentes (UNIT).

Os usuários passaram por uma triagem onde as pessoas que apresentaram glicemia de jejum acima de 100 mg/dl, e/ou glicemia casual acima de 140 mg/dl, tiveram orientações nutricionais e atendimento médico individual com o endocrinologista especialista em diabetes, Dr. Sotero. Na espera do atendimento inicial, houve uma palestra realizada pelo Jornalista Valadão caracterizado de palhaço referente a educação alimentar do paciente diabético.

Todos que procuraram os serviços foram atendidos, fizeram o teste de glicemia de jejum e glicemia casual, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica (peso, estatura, IMC, circunferência abdominal), até curativos foram realizados. O objetivo da ação foi promover prevenção, promoção de saúde e detecção de pessoas com diabetes.

“Ação muito proveitosa. O evento contou com mais de 200 pessoas atendidas, não tenho ainda números dos diagnosticados, mas divulgaremos assim que tiver.” assegurou a Secretária Municipal de Saúde, Nadja Maria. “Os pacientes que foram encaminhados para atendimento em Aracaju, farão acompanhamento por cerca de três meses e realizarão todos os exames e procedimentos necessários.”, complementou.

A Secretária Municipal de Saúde fez questão de agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a tornar o evento um sucesso. A exemplo dos profissionais da rede municipal de saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e alunos do ICEIS, UNIT e UFS. Agradecimento especial ao Prefeito José Américo em nome de todos os funcionários de outras pastas que contribuíram na ação.

Por Portal Propriá
Mak Torres
Montagem: Propriá News

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta