Biometria: 2.380 Municípios terão urnas com identificação nas Eleições 2016

0
160

Em 2.380 Municípios do país terão urnas com identificação biométrica nas Eleições de 2016. Dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 39.386.638 de brasileiros estão aptos a votar, no próximo dia 2 de outubro, com a identificação biométrica. O número corresponde a 27,33% do eleitorado total do país, são 144.088.912 eleitores.

A biometria com todos os eleitores ocorrerá em 1.540, 27,66%, Municípios em 2016. Outras 840 cidades utilizarão o sistema híbrido de identificação do eleitor. Isso significa que nessas localidades, nas quais o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, a verificação das impressões digitais ocorrerá apenas para eleitores que já possuem dados coletados. Os demais serão identificados da forma usual, por meio de assinatura no caderno de votação. Portanto, 2.380 Municípios do país terão urnas com identificação biométrica.

No último pleito municipal, em 2012, a votação com biométrica ocorreu 298 municípios. Naquele ano, 8.067.982 eleitores foram identificados por meio das digitais. Distrito Federal, Fernando de Noronha e eleitores que residem no exterior não participam da votação neste ano.

Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraude. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

O cadastro eleitoral brasileiro é o maior da América Latina e também um dos mais confiáveis, justamente pela adoção de métodos de garantia de unicidade e unificação do cidadão, e integridade dos dados. Com a identificação biométrica, é possível introduzir um elemento extremamente preciso, no sentido da individualização, por meio do sistema Automated Fingerprint Identification System (AFIS), que verifica as minúcias digitais de cada indivíduo e compara com todos os outros que estão no banco de dados.

A biometria está sendo implantada gradativamente desde as eleições municipais de 2008 e já foi concluída em Alagoas, Amapá, Sergipe e no Distrito Federal. A etapa 2015/2016 da coleta biométrica envolveu Municípios de 23 Estados brasileiros.

Agência CNM, com informações do TSE

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta