O município de Poço Redondo comemorou nesta última sexta-feira ( 20), seus 62 anos de Emancipação Política com um suntuoso Desfile Cívico ao som dos dobrados da Banda local Sertão Música e Ecos e Sons do São Francisco de Canindé de São Francisco.
A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha. O povoado Curralinho surgiu em 1877, possuía uma escola e ficava às margens do Rio São Francisco. Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Porto de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância. Outros habitantes foram atraídos para a região, que passou a ser chamada de “Poço Redondo”, pois o local era semi circulado pelo riacho Jacaré.
A instalação ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a sede do Município. Poço Redondo é lembrado pelo lugar onde o Cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mas conhecido como Lampião, foi morto na Fazenda Angicos.
Por Dami Alves
Foto: Dami Alves
Colunista do site www.revistasergipenews.com.br