EDTORIAL: Lançamento do APLCAD – Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos

0
892

A cidade de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju, se prepara para o lançamento na noite de 20 de novembro de 2015 da primeira Academia de Letras do Baixo São Francisco, em solenidade marcada para acontecer no auditório Ministro Carlos Ayres de Freitas Britto, da Universidade Tiradentes (UNIT).

Denominada João Fernandes de Britto (Dr. Britinho), a Academia Propriaense de Letras, Artes, Ciências e Desportos (APLCAD) transcende o campo literário e alcança o universo científico, artístico e desportivo, vividos tão intensamente ao longo de mais de 2013 anos de existência da Princesinha do São Francisvo.

Segundo o modelo francês, adotado pelas academias em todo o mundo, a exemplo da brasileira e sergipana, a propriaense terá 40 cadeiras e mesmo número de ocupantes, sendo os primeiros os fundadores e os que vierem depois destes, os sucessores.

Presidida pelo advogado Marcos Melo, escritor e autor de várias obras que destacam a memória de Propriá, tem entre seus quadros personalidades conhecidas nacionalmente, a exemplo do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres de Freitas Britto e o desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Cesário Siqueira Neto

Na solenidade de instalação, estão confirmadas as presenças de diversas autoridades de Sergipe, além da Filarmônica Santo Antônio, patrimônio musical de Propriá que executará o Hino Nacional.

O primeiro membro a ser empossado simbolicamente será o acadêmico Roberto Calazans de Melo, que procederá a posse dos demais 19 confrades e confreiras.

A partir do lançamento, a APLCAD irá estruturar uma sede “para garantir seu funcionamento na cidade de Propriá, onde acontecerão as reuniões e as atividades que incluirão debates, fóruns de discussão sobre múltiplos temas, a exemplo das questões econômicas, sociais e reflexões sobre o Rio São Francisco, sem perder o norte preconizado nos seus estatudos”, disse Marcos Melo, presidente da APLCAD. Paulatinamente serão preenchidas as demais cadeiras, perfazendo um total de 40, mediante sugestões dos acadêmicos, neste coletivo que deverá ser uma caixa de ressonância das letras, cuências, artes e desportos

Em nova postagem que deverá ser levada ao ar até o dia 20 de novembro; traçaremos o perfil de todos os membros fundadores da Academia.

■ A presença do CCP

Fundado há sete anos e presidido pelo professor Geraldo Melo hâ nais de dois, o Centro de Cultura de Propriá (CCP) está representado na APLCAD com cinco acadêmicos, a saber: Alberto Amorim (vice-presidente da APLCAD), Claudomir Tavares (diretor social da APLCAD), Dinarti Melo (vice-presidente do CCP), Erasmo Silva e Iokanaan Santana (membros), sendo dois dos 40 patronos os ex-integrantes só CCP que foram para a eternidade este ano: Jose Jussier Ferreira e Mário Roberto Alves.

■ A presença da RPCA

Diretor-fundador do jornal Tribuna da Praia – de maior alcance, circulação e hoje com maior frequência de acessos no Baixo São Francisco sergipano, o professor de Histôria Claudomir Tavares ocupará a cadeira 16 da APLCAD, que terá como patrono o saudoso Mario Roberto Alves. A Tribuna da Praia íntegra a Rede Popular de Comunicação Alternativa (RPCA), que inclui ainda a web TV Atalainha e a web Rádio Serigy.

■ Imortal lançará livro

Membro da APLCAD e convidado oficialmebte na manha dr ontem, 31/10, para integrar o CCP, o “imortal” Ivan de Freitas Britto está com livro no prelo para ser lançado no início de 2016 “É um livro alto-biografico – de memórias que reúne passagens de minha vida desde 1938, estabelecendo paralelos com o que acontecia em cada momento da história em Propriá, em Sergipe, no Bradil e no Mundo”, descreve o ex-vereador que ocupará a cadeira cujo patrono será seu pai, o ex-juiz, poeta e deputado estadual João Fernandes de Britto (Dr. Britinho).

Por Redação | RPCA

SEM COMENTÁRIOS